segunda-feira, 10 de junho de 2013

Os Próximos Passos - A Mente Renovada - dia 10

GUIA DE 30 DIAS PARA NOVOS CONVERTIDOS
por JOHN D. BECKETT
DIA 10
O que significa renovar minha mente?
Nosso estudo no Dia 1 descreve a extensão da mudança em nossa nova vida em Cristo:
Quando alguém está em Cristo, ele é uma nova criatura, as coisas velhas já se passaram, eis que tudo se fez novo (2 Corintios 5:17).
 “Todas as coisas” incluem nossa mente. O Senhor tem planos para renovar nossa mente, juntamente com outras coisas mais!
Você pode dizer, “Eu tenho uma mente perfeita e boa. Ela foi bem treinada e altamente educada. Eu posso meditar, raciocinar e pensar claramente. Eu não estou em dúvida. Minha mente me serve bem em meu trabalho. Eu recebi até prêmios por idéias criativas...”
Aqui está o problema: Nossas mentes foram profundamente impactadas quando inicialmente rebelamos contra Deus. Isto aconteceu quando Adão e Eva se entregaram a tentação de Satanás e pecaram, resultando na “Queda do Homem” (veja Gênesis capitulo 3). Os primeiros filhos de Deus tornaram-se corrompidos (incluindo suas mentes) e nós herdamos esta condição de sua queda.
Desde então, nós temos usado nossos melhores esforços, humanamente falando, para lidar com o que for, e danificado como o Apostolo Paulo chama de “uma mente degradada” (Romanos 1:28). Por exemplo, considere como os Gregos procuravam uma mente elevada, como fizeram os pensadores Orientais, ou filósofos através dos séculos. Com toda proeminência dada ao “pensamento” e “razão”, eles perderam totalmente isto quando aprenderam a grande verdade, que existe uma verdade Deus, Ele pode ser conhecido pessoalmente.
Outro exemplo: Pense sobre pessoas brilhantes que você conhece – “A pessoa mais inteligente no mundo”- e observe a grande dificuldade, que existe na sua habilidade em serem bons pais, ou administrar suas finanças, ou manter amigos, ou usar seu tempo com sabedoria. Independente de sua grande inteligência, aspectos vital de uma vida integrada fora perdido. Antes de me tornar um Cristão, eu conclui, que não acreditaria em nada que não fosse razoável ou lógico. Eventualmente, contudo, eu percebi que a linha de pensamento era uma barreira, não uma porta para receber Cristo. Na realidade, Nós precisamos de uma forma diferente de pensar.
O Apóstolo Paulo, que tinha uma mente brilhante e era altamente educado, desafiou seguidores de Cristo (e nós!) a termos “mentes renovadas.”
E não se conforme com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de sua mente, e possam conhecer a quão boa e perfeita é à vontade de Deus (Romanos 12.2).
O Senhor não quer que você deixe sua mente de lado quando você vem a Ele. Justamente o contrário. Ele criou sua mente, e quer ela totalmente funcionando, mas da forma correta. O processo como isto ocorre é “renovação” Isto não é parar de pensar, mas pensar biblicamente. Isto é ver as coisas da Sua perspectiva. Isto é ter “a mente de Cristo,” e não permitir que seus pensamentos sejam de acordo com o mundo. “Deixe esta mente estar em você...” foi o conselho de Paulo aos cristãos de Filipos (Filipenses 2:5). O resultado é drasticamente diferente: “A mente carnal leva a morte, mas a mente espiritual leva a vida e paz” (Romanos 8:16).
Uma boa maneira de iniciar a transformação para uma mente renovada é meditar nas escrituras. Você pode meditar nos versículos citados ate agora neste estudo. Reflita neles e memorize-os. Renovação da mente é um processo, com uma grande recompensa.
Versículo chave“Portanto meus irmãos encham as suas mentes com tudo o que e bom e merece elogios…” (Filipenses 4:8).
AplicaçãoEm cada circunstância e cada situação, eu posso ter a mente de Cristo.
 
© JOHN D. BECKETT

Nenhum comentário:

Postar um comentário