terça-feira, 4 de junho de 2013

Sempre dinheiro?

1  PESO da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias.
2  Eu vos tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o SENHOR; todavia amei a Jacó,
3  E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.
4  Ainda que Edom diga: Empobrecidos estamos, porém tornaremos a edificar os lugares desolados; assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eles edificarão, e eu destruirei; e lhes chamarão: Termo de impiedade, e povo contra quem o SENHOR está irado para sempre.
5  E os vossos olhos o verão, e direis: O SENHOR seja engrandecido além dos termos de Israel.
6  O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
7  Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.
8  Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
9  Agora, pois, eu suplico, peça a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
10  Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.
11  Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.
12  Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do SENHOR é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível.
13  E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o SENHOR.
14  Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.

Malaquias 1

É interessante como algumas pessoas vêem a palavra de Deus...
Normalmente se lembram do livro de Malaquias como sendo o livro em que Deus puxou a orelha do povo por não devolverem o dízimo...
Mas o que é mais intrigante é que quando estudamos a história bíblica, entendemos que o povo ao voltar do cativeiro com Zorobabel, Neemias, etc, ficaram cada vez mais ligados em seus próprios interesses e acabaram por deixar as coisas de Deus, ou seja, estavam mais preocupados em se satisfazerem, construírem seus "palácios" e o templo, o levirato, a questão sacrificial, era feita de qualquer jeito, conforme os versos sete e oito...
Por causa disso Deus precisou dar uma "chacoalhada" no povo para que este acordasse.
Por inúmeras vezes somos como este povo...
Cada dia que se passa estamos vivendo o lema dos mosqueteiros, "um por todos" porém o final desse lema é diferente e passa a ser "cada um por si".
Parece que a humanidade não está se dando conta de estamos ficando cada vez mais solitários no meio da multidão.
O pecado nosso de cada dia está sufocando-nos a cada minuto e estamos iguaizinhos ao povo de Israel naquele tempo...
Mas não é preciso esperar que Deus venha tratar conosco pessoalmente, vamos continuar orando para que Deus levante cada dia mais ceifeiros para sua seara, anelando intensamente a volta do seu filho amado!
Com base nas explicações do pastor Sezar Cavalcante.
Por Alana Hawtorn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário