quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vencendo a Velha Natureza

GUIA DE 30 DIAS PARA NOVOS CONVERTIDOS
por JOHN D. BECKETT
DIA 13
Como devo agir em meio às tentações?
Algumas pessoas falsamente pensam que quando uma pessoa se torna Cristão, ele ou ela está imune a dificuldades. Esta idéia não condiz com a escritura ou nossa experiência. Jesus disse; “Neste mundo terão dificuldades, Mas tenha bom ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). Eu não conheço uma região no mundo hoje onde o povo de Deus não está passando por dificuldades (inclusive severas perseguições em algumas nações). Mesmo assim eu tenho sido um cristão por muitos anos, eu ainda tenho dificuldades, lidado com tentações, e encontrado intensos desafios relacionados a trabalho e família.
Aqui estão notícias encorajadoras. Através de sua fé em Cristo, você está equipado para confrontar e vencer o problema de uma nova forma, tão poderosa que Paulo disse que em Cristo “Nós somos mais do que vencedores” (Romanos 8:37).
Existem vários aspectos da batalha diária que você enfrente. O tópico de hoje e “o velho eu,” ou a velha natureza. (Coloque o sinto de segurança. Estes conceitos são pesados, mais muito importantes.)
No capitulo 6 de Romanos, como esclarecimento do quem nos somos em Cristo, Paulo diz, “Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isto para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova. (v. 4)”.
Exatamente como fomos sepultados? Versículo 6 diz, “Nosso velho eu foi crucificado com Ele.” Este velho eu significa nossa natureza falha herdada como resultado do pecado de Adão. Agradecemos porque isto não foi o fim. Você colocou esta natureza para morrer com sua entrega e compromisso a Cristo e suas ações diárias. Paulo continua, “Assim também, vocês devem se considerar mortos para o pecado; mas, por estar unido com Cristo Jesus, devem se considerar vivos para Deus. (v.11). Em outras palavras, você deve abandonar a velha natureza quando você identifica se com Cristo em Sua morte. (Note que batismo- imersão em água- e a evidência de que seu velho eu foi sepultado com Cristo. A água no batismo literalmente representa o sepultamento daquela” velha natureza”).
Caminhar na nova vida em Cristo é uma longa jornada. Em sua carta aos Gálatas, Paulo descreve isto:
 “Quero dizer a vocês o seguinte; deixem que o Espírito de Deus dirija a vida de vocês e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana quer é contra o que o Espírito quer. Os dois são inimigos, e por isto vocês não podem fazer o que querem. (Gálatas 5:16-17)”.
Ele vai descrevendo vários aspectos da natureza pecaminosa – Tudo o que degrada o caráter humano e prejudica o relacionamento interpessoal. Depois Paulo explica sobre os “frutos do Espírito” – qualidades como o amor, alegria, paz, esperança – os quais refletem da própria natureza de Deus. Você quer que sua vida produza este tipo de fruto?
Aqui está a direção: Você recebeu uma “nova natureza” quando se entregou a Cristo. Mas você precisa considerar as implicações. Como? “andando no Espírito” Isto significa você permitir que o Espírito Santo que vive em você, modere seus pensamentos, guie seus passos, governe suas reações e corrija seus caminhos quando perde a direção. A velha natureza é real. A batalha é real. Mas Deus tornou possível você andar em vitória.
Versículo chave“... pois vocês já deixaram de lado a velha natureza... e se vestiram de uma nova natureza... (Colossenses 3:9-10)”.
AplicaçãoAtravés do Espírito de Deus eu posso caminhar vitorioso cada dia.
 
© JOHN D. BECKETT

Nenhum comentário:

Postar um comentário