quarta-feira, 12 de junho de 2013

Resistindo ao Diabo

GUIA DE 30 DIAS PARA NOVOS CONVERTIDOS
por JOHN D. BECKETT
DIA 14
Como posso resistir ao diabo?
Ontem nosso foco foi como podemos vencer nossa velha natureza, e vimos que a vitória vem quando andamos no Espírito. Hoje iremos falar sobre como podemos vencer o diabo.
Eu aprendi uma grande lição quando iniciei minha jornada Cristã. Uma disputa, daquelas bem irracionais, começou em nossa empresa entre dois gerentes, que se descontrolaram e as palavras duras vieram, e tudo indicava que poderia ficar pior.
Mas tarde, conforme eu ponderava o problema no silêncio do meu escritório na minha casa, meus olhos viram um livro na minha prateleira, ainda com o plástico que viera da editora. O titulo me intrigou: Lidando com o diabo escrito por C.S. Lovett.Conforme eu olhava cada página encontrei uma analogia: Imagine que você está no meio de um cruzamento com tráfego intenso, vestindo uma roupa comum, com carros vindo de todas as direções. Você deve acenar com os braços tentando parar o transito, mas logo você terá que correr e sair do caminho. Agora imagine que você fará a mesma coisa, mas desta vez você mudara de roupa. Coloque um uniforme policial. O resultado será completamente diferente. Os motoristas irão respeitar a autoridade representada pelo uniforme e irão fazer conforme você direcionar.
O autor então considerou este ponto: Se um convertido estiver “vestido com Cristo” ele ou ela tem autoridade para lidar com a oposição espiritual, exatamente como o policial faz no tráfego. Armado com seu distintivo, Eu “vesti meu uniforme” orei em nome de Jesus, exercendo autoridade sobre qualquer força que estivesse causando desentendimento entre os dois gerentes. No dia seguinte eu soube para minha alegria que o problema estava resolvido – como se nunca tivesse existido um conflito naquele lugar. Este incidente realmente abriu os meus olhos para a oposição espiritual. A Bíblia tem um grande conteúdo que nos ensina sobre esta questão. Vamos olhar cuidadosamente.
O diabo é um adversário real que você precisa lidar. Também conhecido como Satanás, ele foi inicialmente um dos mais elevados anjos no céu que se rebelou contra Deus e foi lançado fora (veja Lucas 10:18) e tem vivido em total oposição desde então. Foi ele que tentou Adão e Eva no Jardim (veja Gênesis 3:4) e ainda hoje e o autor da guerra, fome, assassinatos e cada vício da humanidade. Jesus o chamou de ladrão que “Vem para roubar, matar e destruir” (João 10:10).
Satanás tentou Jesus em tudo – desde Sua infância ate Sua morte. Mas Jesus não foi derrotado na Sua missão de completamente vencer Seu inimigo. O Apóstolo João disse, “... E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o diabo tem feito” (1 João 3:8).  Embora o inimigo fosse intrigante e esperto em suas táticas, ele fez um cálculo enorme, pensando que poderia matar o Filho de Deus, e com isto ganhar o controle incontestável de todo o mundo. Contudo Jesus venceu a morte, a qual Satanás esperava ser seu triunfo supremo, tornou se sua queda.
Embora Satanás fosse verdadeiramente vencido, por enquanto ele continua exercer sua influência na terra. Ele ainda está por detrás de todo o mal, talvez aumentando a intensidade, (certamente) o dia virá quando ele será completamente destruído. Pedro diz; “O diabo anda ao derredor bramando como um leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pedro 5:8). O conselho de Pedro? “... Fiquem firme na fé e resistam.” (v.9).  Paulo diz o mesmo: “Tornem cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam se com toda armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. (Efesios 6:10,11)”.
Todo dia você verá evidências da influência do diabo ao seu redor e nos eventos do mundo. A boa notícia é que em Jesus você pode ser “mais que vencedor” uma frase freqüentemente usada em Apocalipse, o ultimo livro da Bíblia. Tiago diz enfaticamente, “Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). Em outras palavras, coloque o seu uniforme de policial!
Versículo chave“Eu mesmo lutarei contra os inimigos de vocês…” (Isaias 49:25).
AplicaçãoA vitória é completa em Cristo, e Ele me mostrará como ter esta Vitória dia após dia.
 
© JOHN D. BECKETT

Nenhum comentário:

Postar um comentário